Impactos que o Marketing digital causa no seu negócio

impactos que o marketing digital causa

Já faz um tempo em que o mundo vem se transformando em vários aspectos. Um dos maiores responsáveis por toda essa mudança, sem dúvida nenhuma, é a internet!

Afinal, ela vem vem mudando constantemente a maneira como as pessoas lidam com as informações e consomem produtos ou serviços para sanar suas demandas e necessidades.

Até porque, é fato que ela está empoderando a cada dia mais o consumidor, estando mais do que nunca sendo decisiva no que diz respeito a influenciar todas as etapas de sua jornada de compra.

Sendo assim, é mais do que evidente a presença de todo tipo de perfil de pessoa nesse canal. Portanto, surge a necessidade da entrada de qualquer negócio nesse meio. Ousamos dizer que é, inclusive, uma questão de sobrevivência!

Uma das maneiras de marcar presença nesse mundo é através do marketing digital, que vem transformando a maneira como as empresas estão fazendo negócios e estão se relacionando com o seu público-alvo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe esse post para saber um pouco mais sobre marketing digital para empreendedores e como ele pode impactar o seu negócio!

Por que fazer marketing digital?

Responder esse questionamento não é muito difícil, porém envolve uma reflexão profunda sobre os negócios e o momento em que estamos vivendo no mundo.

Já faz um tempo em que o consumidor está cada vez mais conectado com a internet e utilizando da tecnologia para otimizar a sua rotina diária. Uma das consequências desse cenário é que ele se tornou cada vez mais independente em suas decisões de compra.

Se antes, era preciso um vendedor bater na porta das pessoas para mostrar um produto ou serviço que pudesse sanar alguns dos seus problemas, atualmente qualquer pessoa pode procurar essas soluções por si só, através da internet.

Por esse motivo, as empresas precisam estar presentes na web para mostrar que existem e possuem uma solução que resolve questões do cotidiano da vida de qualquer pessoa. Junto a isso, com ela o alcance da atuação não precisa ser somente local, pois é possível que consumidores do mundo todo se interessem pela solução e queiram adquirir o seu produto.

Para poder detalhar mais um pouco, porém de forma rápida, esse cenário, preparamos uma lista rápida dos motivos para sua empresa aderir ao marketing digital hoje mesmo:

  • Com o marketing digital é possível alcançar consumidores em qualquer escala (local ou global);
  • Ela ajuda a melhorar o relacionamento com o público, sendo mais fácil de conhecê-lo e estreitar relações;
  • Facilita o processo de focar os esforços nas pessoas certas, pois com ele é possível segmentar o alcance das divulgações e propagandas do negócio;
  • Possibilidade de mensurar todas as ações feitas, fugindo da subjetividade e entender o que gera resultado e o que não gera;
  • Acompanhamento de resultados e desempenho de ações em tempo real.

Ainda não está convencido que precisa adotar o marketing digital para o seu negócio? Então, trouxemos alguns dados para lhe ajudar nessa decisão:

  • Segundo a TNS Research International, mais de 90% dos consumidores que possuem acesso à internet, fazem pesquisas sobre produtos antes de realizar uma compra;
  • Os brasileiros são a população que mais passa tempo na internet diariamente, sendo que mais de 50% permanece o dia inteiro conectado, segundo pesquisa da ATKearney;
  • 92% das pessoas utilizam o e-mail, segundo a Pew Reserarch;
  • Segundo a Digital Future Focus Brazil, a média dos brasileiros nas redes sociais é 60% maior que dos outros países.

Como se tornar autoridade no assunto?

Uma das principais vantagens que o marketing digital para empreendedores pode trazer é ajudar a fortalecer a reputação do negócio, tornando-o cada vez mais autoridade no assunto.

Saiba que tornar-se referência no seu mercado está totalmente ligado a educar o seu público-alvo de modo que se você disponibilizar conteúdos que sejam de qualidade para a sua persona, é bem provável que eles se lembrem da sua empresa quando quiserem contratar uma solução.

Por isso, é preciso que o seu site, ou se blog e as suas páginas nas mídias sociais sejam consideradas uma excelente fonte de pesquisa.

Além disso, esse processo de alimentar esses canais com conteúdo precisa ser contínuo e escalável, juntamente com o princípio de que se alguém divulga o seu conteúdo nas redes sociais, por consequência mais visitantes serão atraídos para a sua página.

O resultado é que após um tempo, com um nível alto de conteúdos publicados e com uma frequência ideal de postagem é bem provável que os visitantes queiram saber as novidades em primeira mão e assim podem se cadastrar em sua newsletter.

A partir desse momento, cria-se um vínculo em que é possível trabalhar uma comunicação mais efetiva com o futuro cliente e ajudá-lo a avançar mais rápido em sua jornada de compra.

Porém, tornar-se autoridade no assunto não é algo que acontece do dia para a noite. É um trabalho de médio a longo prazo, porém com muita paciência e persistência trará resultados fantásticos para o negócio.

Como se diferenciar de seus concorrentes usando marketing digital?

Obviamente que se você tornar-se referência no assunto já é um excelente passo para diferenciar-se dos seus concorrentes. Porém, é preciso investir também em ações para conquistar esse espaço.

Nas próximas linhas, vamos comentar sobre 2 delas que dão total apoio à esse processo:

Inbound Marketing

Uma das principais práticas para atingir o público-alvo é a utilização do Inbound Marketing, que visa chamar a atenção desse público conquistando o seu interesse por meio de um conteúdo que seja relevante, útil e educativo.

Diferente de outras maneiras tradicionais, esse tipo de marketing não trabalha com interrupção e sim com a atração de consumidores por meio de conteúdos que abrangem toda a jornada de compra, sendo que é possível saber exatamente em qual etapa o consumidor está, baseado em que páginas acessou e conteúdo consumiu.

Em um tempo em que o brasileiro está cada vez mais cansado de propagandas e abordagens invasivas, essa estratégia se mostra algo relevante e que proporciona uma ótima diferenciação da concorrência.

Portanto, marketing digital e inbound marketing podem e devem andar juntos!

Educação do mercado

Trabalhar na educação do mercado também é outro pilar de sustentação do processo de diferenciar-se da concorrência. Até porque, grande parte dos consumidores ainda não está no momento de decisão de compra ou sabem que possuem um problema que precisa ser resolvido.

Desse modo, já abordar um lead oferecendo um produto ou serviço será pouco eficiente. Afinal, ele ainda nem sabe que precisa daquilo, não é mesmo?

Por isso que o melhor caminho para conseguir atingir essas pessoas é buscar maneiras de educar a sua audiência sobre o seu nicho de atuação com o apoio do Inbound Marketing.

Até porque, um cliente educado é aquele que tem plena consciência de suas necessidades e que precisa agir em relação a ela. Então, é normal que ele tenha um nível de maturidade maior para escolher qual é a melhor solução, levando em consideração outros fatores além do preço.

Além disso, suas expectativas ao contratar um serviço estará muito mais alinhada com as entregas que a empresa poderá fornecer. Isso contribui também para o processo de entendimento sobre quais são as responsabilidades de cada lado nessa parceria.

Como começar a fazer Marketing digital?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como o marketing digital pode causar impacto no seu negócio, vamos fornecer algumas dicas para começar a colocá-lo em prática hoje mesmo.

1. Conheça as ferramentas do mercado

O primeiro passo para começar a trabalhar com marketing digital é estudar as ferramentas do mercado. Afinal, você deve imaginar que não é possível fazer tudo sozinho, não é mesmo?

A grande verdade é que o marketing digital possui várias vertentes e para cada uma delas existe pelo menos uma ferramenta para dar apoio na operacionalização das estratégias elaboradas.

A mais conhecida delas é o Google Analytics, que ajuda a entender melhor como está o cenário de visitas do seu site. Porém, além dela existem soluções de email marketing, análises, landing pages, SEO, dentre outras.

2. Comece criando “iscas”

Se você não tem ideia de como começar em relação à criação de conteúdo, faça testes com o que chamamos de “iscas”.

 

 

Ou seja, crie materiais que abordem o básico dos problemas das pessoas que tem potencial para ser cliente do negócio, lance, divulgue e veja qual é o interesse despertado. Se o material tiver uma alta demanda de acessos, mostra que a estratégia está no caminho certo. Senão, reformule a estratégia e faça isso de novo.

Chegará uma hora que  você encontrará a estratégia certa para continuar atraindo cada vez mais leads.

Estude também um pouco mais sobre Marketing de Conteúdo para ajudá-lo nessa jornada.

3. Relacione-se com seus leads

Não basta gerar leads, é preciso relacionar-se com eles também. Então, crie um calendário de email marketing para que essa comunicação seja possível.

Isso fará com que o lead não se esqueça da empresa, entender que ela é autoridade no assunto e também que está preocupada em levar um conteúdo de qualidade e que ajude-o em seu dia a dia.

Apenas tome cuidado para não transformar esse relacionamento em uma prática que faz a empresa ser vista como uma enviadora de Spam!

4. Aborde os seus leads

Por fim, não adianta também gerar leads, relacionar-se com eles, se eles não forem abordados. Então, entenda qual é o momento certo para entrar em contato com eles, pedir a opinião sobre os conteúdos enviados, fornecer ajuda e já iniciar o processo de vendas. Isso, pode ser feito com uma boa agência de conteúdo!

Não tenha medo de fazer esse contato, pois é bem provável que no início muitas falhas vão ocorrer, porém com a prática você mesmo conseguirá entender quando é a melhor hora para fazer essa abordagem.

Gostou de aprender um pouco mais sobre marketing digital para empreendedores? Então, conheça as 8 coisas que você deveria fazer para ter uma estratégia de social mais efetiva!

 

Criado pela equipe do Saia do Lugar

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