Copywriting para afiliados: o guia completo

Copywriting para afiliados

Em outras publicações, explicamos conceitos que envolvem os programas de afiliados e quais os benefícios que as empresas têm ao fazer parte de um deles. Neste artigo, iremos falar passo a passo de copywhriting para afiliados, relembrar do se trata, como deve ser feito e de quais formas ele pode ser utilizado para aumentar as vendas dos afiliados.

 

Relembrando: Copywriting não é o mesmo que marketing de conteúdo

 

O termo copywriting não refere-se a mesma coisa marketing de conteúdo, e sim a uma de suas vertentes. Pode-se dizer que ele caminha ao lado de artigos, e-mails marketing, landing pages, e-books e outras estratégias utilizadas no meio digital.

Copywriting também não é um tipo de peça publicitária. E não são poucos os que acreditando que sim, e acabam confundindo o conceito de Copywriting com o de redação, por exemplo.

Em geral, um copywriter usa textos mais curtos e bem redigidos, em assinaturas, cabeçalhos e até mesmo em vídeos, além de outras alternativas das quais o marketing digital dispõem.

 

Copywriting para afiliados

 

 

Em resumo, Copywriting para afiliados é um conjunto de técnicas utilizadas para atrair o público-alvo e influenciá-lo a praticar uma ação, em benefício de uma marca, produto ou serviço.

Sua missão é instigar os indivíduos que entram em contato com a empresa, aumentando assim o número de conversões em vendas.

 

A importância do Copywriting para afiliados

 

Quando o Copywriting não é bem executado, fica mais difícil ativar no consumidor online os gatilhos que o levem a querer adquirir um determinado produto.

Exemplificando: De nada adianta disparar um e-mail marketing com um anúncio, resumido a uma bela arte, se ao final dele, não há informações relevantes e nenhum tipo de texto chamando o leitor para a ação. Ou mesmo, se sua ágina de captura não gera leads!

Recordamos que o intuito do marketing digital é persuadir o público-alvo a se tornar de fato cliente da marca. A persuasão, por sua vez, é uma arte.

Fazendo uma analogia, o produtor de conteúdo é o artista. O Copywriting, por fim, é uma de suas principais ferramentas, no momento de atrair e prender a atenção de clientes.

 

Mas o que o Copywriting pode ter a ver com quem é afiliado?

 

Ora, tem tudo a ver! O Copywriting pode e deve ser utilizado em conteúdos produzidos por afiliados, que desejam aumentar sua margem de lucros, atraindo mais cliques aos anúncios veiculados em seu site ou blog.

É uma excelente solução para quem não se limita somente a alugar espaços publicitários em suas páginas, mas também busca gerenciá-los e potencializar ao máximo a renda gerada por meio deles.

 

 

 

Não que aquela antiga ideia, de apenas alugar o espaço e deixar tudo por conta do anunciante, não veja válida. Ela só não traz tantos lucros como a maioria imagina!

O Copywriting tem mais sentido para os afiliados que se dedicam a realmente conhecer e a impulsionar as vendas das marcas para os quais aluga espaços em sua página.

O afiliado que realmente der uma atenção a esse aspecto, oferecendo conteúdos e iscas digitais diferenciadas ao público online, sai na frente na hora de conseguir resultados melhores e mais rentáveis!

 

A eficácia do Copywriting para afiliados

 

Os lucros dos afiliados são proporcionais a qualidade e relevância de sua página. O Copywriting bem realizado é uma solução eficaz e que garante essas características a qualquer conteúdo. Este é um dos segredos para vender mais sendo afiliado!

É ainda uma técnica indicada para estabelecer um relacionamento de longa duração com o target. Um dos princípios do Copywriting é que ele não traz necessariamente novidades ao leitor, e sim ativa o que ele já sabia a seu favor.

 

Mas como isso é possível?

 

Imagine a seguinte situação: Um cliente em potencial recebe uma newsletter, oferecendo opções de cursos para atualizar seu currículos e reposicioná-lo profissionalmente, por um preço acessíveis.

Um indivíduo, recebe o e-mail, lê seu conteúdo e mesmo ele não estando desempregado, pensa: “Puxa, é tempo de crise econômica e política, em todo o mundo. E se isso chegar até mim? Não é melhor eu estar prevenido e investir no meu currículo, antes que isso ocorra?”

 

Copywriting para afiliados

 

Essa newsletter foi finalizada de maneira magistral pelo copywriter. Sua assinatura chamou o leitor para a ação, o instigou a clicar no link do afiliado e a se matricular em cursos que, antes, ele sequer sabia que necessitava fazer!

Agora, pense nos resultados que técnica é capaz de trazer, quando aplicada em conteúdos que levem os visitantes do seu site a clicar em links, disponibilizados e alimentados por você, em sua página!

 

As características do Copywriting de sucesso

 

O sucesso dos conteúdos produzido com técnicas de Copywriting pode ser atribuído aos seguintes itens:

 

Domínio do produto: Quem não conhece bem o produto que pretende vender, não reconhece seu valor. Por consequência, não é possível comunicar aos consumidores, aspectos dos quais não se domina.

Portanto, é indispensável conhecer o que está sendo vendido nos links veiculados em seu site;

 

Domínio do público-alvo: É preciso saber para quem está anunciando, e como prender sua atenção em um texto. Lembramos aqui da necessidade de utilizar palavras que o público-alvo conheça e fale habitualmente.

 

Bons títulos: É importante prender a atenção do target desde o começo. Crie senso de urgência, reciprocidade e/ou conexão emocional. Utilize verbos que influenciem a ação, enumere dicas ou passos no título e garanta que o conteúdo prometido seja esmiuçado ao longo da peça.

 

Conteúdo coerente: Utilizar subtítulos, parágrafos curtos, linguagem adequada ao target e apoiar-se em dados e argumentos convincentes, são passos indispensáveis para produzir um bom Copywriting.

Não se deve esquecer de salientar os benefícios do produto ou serviço, usando suas características como argumento.

Algumas empresas fazem junto o caminho inverso! Não se esqueça que, em geral, ninguém compra um produto somente por ele ser bonito, mas sim porque ele agrega algum valor a sua vida.

 

Feche o raciocínio e garanta a ação do leitor: Essa é uma regra básica. O Copywriting deve ser aplicado para não deixar objeções na cabeça do possível cliente.

Ao final, o texto deve retomar o título, chamar o leitor para a ação e esclarecer o que ele deve fazer para adquirir o produto ou estreitar o relacionamento com a empresa.

tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!

[contact-form-7 id=”98″ title=”Formulário de contato 1″]

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *