Como fazer pesquisa de palavra-chave de seu negócio?

pesquisa de palavras-chave

As técnicas de SEO, ou de busca por palavras-chaves, são cada vez mais importantes para ganhar relevância no meio digital. Principalmente nos buscadores, sendo que o seu principal objetivo é gerar tráfego e conversões para o site.

Vale lembrar que esses termos estratégicos, são os responsáveis por melhorar bastante o ranqueamento no Google. Ou seja, quanto mais acertados os termos utilizados, maiores as chances do seu negócio ser encontrado. Um dos elementos mais importantes é saber fazer pesquisa de palavras-chave de forma adequada.

Na hora de fazer a pesquisa de palavras-chave mais adequadas é essencial ficar sempre atendo às tendências e alterações de comportamento do cliente.

São esses fatores que determinam o quanto determinada palavra-chave é importante para você. Para isso, é fundamental levar em consideração alguns fatores, confira os mais importantes.

pesquisa de palavras-chave 2

Etapas importantes para selecionarfazer pesquisa de palavra-chave

Na hora de fazer pesquisa de palavra-chave para o seu negócio é necessário levar em considerações alguns pontos básicos. Eles irão definir o sucesso e a presença digital da empresa. Isso é fundamental para trazer tráfego orgânico para seu negócio!

No funil de vendas, em qual etapa a palavra-chave está inserida, no topo, no meio ou no fundo do funil? É importante ter isso em mente na hora pesquisar os melhores termos para o seu negócio.
Quais são os portais que ranqueiam para a palavra-chave e quais são as abordagens que esses sites fazem dela.

É importante pensar se a sua empresa poderá fazer uma ação melhor que a desses outros sites para que você realmente se destaque.
Qual a representação dela no mundo das buscas. Saber também qual o melhor conteúdo que pode ser elaborado para fazer um bom uso desses termos. É fundamental atender todas as expectativas das pessoas que a procuram na internet.

Analise sempre as oportunidades de cada uma das palavras-chaves, qual o seu nível de competitividade e também o seu potencial na hora de gerar conversões. Importante também saber se ela é efetiva na hora de gerar leads para a empresa.

Ferramentas para fazer pesquisa de palavra-chave para o seu negócio

Tendo esses pontos muito fortes em mente, é necessário começar a busca em si, e nesse momento existem ferramentas que ajudam os profissionais a analisarem se estão fazendo a escolha certa para o negócio ou não, e um dos mais conhecidos é a própria ferramenta do Google, o Planejamento de Palavras ou Google Keyword Planner.

No site, os interessados irão encontrar um bom panorama sobre cada termo que deseja adotar nos seus sites e portais. Por exemplo, volume de buscas, média de pesquisa mensal, e até mesmo tendências de palavras. Ou seja, aquelas que estão aumentando a sua relevância.

Uma dica para fazer pesquisa de palavras-chaves mais adequadas para o seu negócio é esquecer a antiga técnica de se utilizar de apenas uma palavra específica para uma página única. O fundamental hoje em dia é trabalhar sempre em cima de conteúdo. Usar tópicos variados contendo as palavras-chaves escolhidas. Tudo deve ser pensando por página, somente dessa maneira o site ganhará mais relevância para os buscadores.

Outra dica importante é sempre ficar de olho na concorrência e saber quais são os passos que elas estão fazendo. Para essa tarefa também existem boas ferramentas disponíveis como o SEMrush ou SimilarWeb. Eles são capazes de extrair os termos dos concorrentes.

Feito isso, o passo seguinte é separar em grupos semânticos. Depois,  fazer uma análise mais completa das suas oportunidades para a otimização dos sites.

Outras ferramentas que podem ser utilizadas pelos empreendedores na hora de escolher as palavras-chaves mais acertadas na hora de fazer o seu conteúdo são Übersuggest, KeywordTool.io, WordStream, Keyword Eye (básico), Keyword Revealer’s e o AdWords Search Terms.

Escolha palavras que estejam de acordo com a sua estratégia de marketing de conteúdo

É essencial que a estratégia de marketing de conteúdo esteja muito bem desejada, pois toda a sua busca por palavras-chaves para o seu negócio deve ter como base essas metas, como, por exemplo:

 

 

Posicionamento: Se o objetivo for posicionar a marca, empresa ou instituição, as palavras-chaves precisam estar de acordo com os serviços prestados por você, bem como demonstrar a sua autoridade como referência no assunto.
Tráfego: Se a prioridade for sites, blogs ou a geração de tráfego para a sua loja virtual, é necessário atrair a atenção das pessoas para acessarem esses sites, logo, muito provável que os termos que você irá utilizar na sua campanha seja diferente.
Prestadores de serviços: Nesse caso, o fundamental é a geração de leads, pois é através da coleta dessas informações que será possível estabelecer uma meta para as palavras-chaves.
Além desses pontos já citados, se você realmente quiser ter sucesso na sua campanha de SEO é fundamental conhecer profundamente o seu público-alvo, o que ele busca, os seus gostos e costumes, pois a sua meta deve ser de sempre ser relevante para essas pessoas, ou seja, são essas pessoas as responsáveis por fazer com que o seu negócio fique conhecido, e que o que você tem a oferecer seja consumido.

pesquisa de palavras-chave

 

Pesquisa de palavras-chave para o Google Adwords!

 

Para aquelas pessoas que desejam investir em uma estratégia de links patrocinados, é sempre bom analisar também o custo por clique de cada palavra, juntamente com a sua concorrência, pois dessa maneira você será capaz de criar campanhas muito mais eficientes com base nessas informações sobre as palavras-chaves escolhidas. Isso é fundamental para fazer melhores campanhas no Google Adwords!

 

Leia também: SEO para marketing digital, por onde começar?

 

Apesar das palavras mais caras, em vias de regra, serem as mais assertivas, o investimento nesse caso precisa ser maior. Além disso, o conteúdo precisa ser superior ao de outros sites que a utilizam.

O mais adequado, para empresas que tenham um orçamento mais limitado, é investir em palavras voltadas para o seu nicho específico, mesmo que a nível global o volume de buscas seja um pouco menor, pois isso fará com que os seus resultados sejam realmente efetivos.

Também é fundamental medir sempre os resultados das campanhas, eles serão sempre os principais guias para que as estratégias sejam alteradas, se necessário, e também fazer com que aquelas que estejam dando resultado sejam identificadas e se possível replicadas em outras semelhantes, tudo vai depender de cada pessoa.

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