8 Motivos para Investir em Inbound Marketing

 

Vivemos outros tempos e isso não é diferente para o Marketing. Enquanto antigamente a propaganda de produtos e serviços tinha que ter muita qualidade porque ela era essencialmente uma interrupção, hoje em dia há todo um contexto que faz com que isso não seja mais necessário. Por isso, investir em Inobund Marketing é cada vez mais importante!

O principal fator motivador disso é a internet, que não mudou apenas o panorama das comunicações, mas transformou também o público. As pessoas não reagem mais à publicidade como era tempos atrás.

Assim sendo, é preciso colocar uma palavra nova no vocabulário da publicidade e propaganda.

Essa forma de anunciar entende o espírito dessa geração e procura, em vez de interrompê-la e apresentá-la a algo, encantá-la aos poucos e trazê-la cada vez mais para perto de consumir o seu produto. Assim, pode-se dizer que, enquanto o Marketing tradicional era focado no produto, o Inbound Marketing está voltado para o cliente. Por isso, investir em Inbound Marketing é cada vez mais importante.

Dessa forma, o Inbound Marketing usa de ferramentas que traçam o perfil de seu público para produzir conteúdo relevante e de qualidade para a sua audiência. Com isso, o objetivo, é claro, é oferecer um produto ou um serviço. Ao fim de todo o processo, o que é esperado que é que o possível cliente tome alguma ação em relação ao produto, ou ao conteúdo utilizado para divulgá-lo.

 

Como funciona e por que investir em Inbound Marketing?

Como dito anteriormente, o Inbound Marketing funciona através de oferecer aos seus clientes (ou futuros clientes) um conteúdo que lhes seja relevante. Por exemplo, se o meu produto é um software para computador, é importante que ao investir em Inbound Marketing, você esteja focado em temas relacionados a isso. Esses assuntos são, inevitavelmente, importantes para o público alvo e através do conteúdo que for produzido, eles serão atraídos até o produto.

Assim, cria-se uma forma de fazer propaganda muito menos invasiva e muito mais inteligente. Principalmente porque não se está anunciando um produto insistentemente e mostrando como ele é bom em comparação aos concorrentes. Mas, na verdade, o que é feito é dar informações relevantes sobre assuntos relacionados ao campo de atuação que vão atrair os clientes.

investir em inbound marketing

Como ocorre a etapa de atração do Inbound Marketing?

 

Basicamente através de buscadores na internet, ou seja, o Google, e das redes sociais e da compra de tráfego qualificado.

No primeiro caso, é preciso ter um site ou blog e uma boa estratégia de SEO. Isso possibilitará que toda vez que determinados termos sejam pesquisados, o seu site apareça nos primeiros resultados. Isso aumenta exponencialmente a chance de ele ser acessado. No caso das mídias sociais, a ideia é produzir conteúdo que atraia pessoas para a sua Fanpage, perfil no Twitter ou no Instagram. Entre uma postagem e outra, um anúncio é feito.

A filosofia por trás do Inbound Marketing é que o seu público está em algum lugar da internet. É preciso ter estratégias para que ele te encontre.

 

Por que o Inbound Marketing é Relevante?

Atualmente, o Inbound Marketing é muito relevante por alguns motivos que vão além do fato de ele ser moderno e se adequar perfeitamente ao tempo em que vivemos. Aqui vão três motivos pelos quais essa forma de anunciar faz bem para clientes, anunciantes e mercado.

Criação de conteúdo

O primeiro ponto positivo, obviamente é a criação de conteúdo significativo. Não existe Inbound Marketing sem conteúdo de qualidade. Assim sendo, para cada campanha e cliente, muito material de qualidade é jogado na rede. Esse conteúdo não fica disponível apenas para quem vai adquirir os produtos, mas para qualquer pessoa que deseje acessá-lo. Isso faz com que a propaganda seja diferente dos comerciais de TV, que ficam arquivados quando são retirados do ar.

Além disso, um bom conteúdo gera interação, engajamento. As pessoas que curtem e compartilham os seus links podem até não comprar os seus produtos, mas elas estarão te ajudando a alcançar outras pessoas e o melhor, de graça. Você pode tanto contratar um profissional para fazer isso, como também, uma agência de marketing de conteúdo.

Compreensão do cliente

Como mencionamos algumas vezes, o consumidor moderno não quer ser interrompido por uma propaganda que ele não quer ver. Assim sendo, o Inbound Marketing mostra uma melhor compreensão do consumidor, que não aceita mais propagandas arbitrárias.

Marketing agradável

Por fim, o Inbound Marketing é muitíssimo mais agradável porque ele dispensa velhos clichês da publicidade e propaganda. Além disso, como ele têm inúmeras mídias e formatos para se desenvolver, ele pode ser qualquer coisa, menos enjoativo e inconveniente.

Seja através do e-mail marketing, seja através de qualquer outra via de acesso, seja agradável!

8 motivos para investir em Inbound Marketing

Agora que conhecemos um pouco melhor o Inbound Marketing, vamos a alguns motivos para trabalhar com ele.

  • Barato – as técnicas de marketing tradicional costumam custar verdadeiras fortunas. Por outro lado, trabalhar com conteúdo online é, muitas vezes gratuito, ou envolve gastos extremamente razoáveis.
  • Específico – através das ferramentas de rastreamento de público da internet é possível alcançar clientes de maneira muito mais específica. Além disso, se o seu conteúdo é bem direcionado, a maioria dos clientes virá até você.
  • Agradável – o tom usado pelo Inbound Marketing é amigável e completamente oposto às intrusões feitas por outras estratégias de propaganda. Isso cria uma imagem muito mais positiva da marca.
  • Moderno – seguramente, o Inbound Marketing é a estratégia de marketing que melhor entende o consumidor contemporâneo.
  • Relevante – fazer Inbound Marketing não é apenas anunciar produtos aleatoriamente esperando que as pessoas o comprem, mas produzir peças relevantes que podem ser consultadas por qualquer pessoa a qualquer momento para os mais diferentes fins.
  • Eficaz – Em geral, empresas que trabalham com Inbound Marketing vendem muito mais do que as que estão presas ao marketing tradicional.
  • Leads – a geração dos leads é a criação de uma lista infinita de clientes prospectos. Portanto, certeza de que o negócio continuará girando.
  • Interação – através dos conteúdos gerados para a rede, não apenas o seu cliente te conhecerá melhor como ele poderá dialogar com a marca. Isso cria uma imagem sólida e positiva, muito importante no mercado.

 

Em suma, as vantagens de investir em Inbound Marketing são muitas. Mas, vale lembrar, é preciso estar constantemente estudando e se aprofundando no assunto.

 

Compartilhe este post em

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *