Como usar o marketing de conteúdo para conseguir clientes?

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Como usar o marketing de conteúdo em busca de clientes que realmente efetivem duas compras é uma pergunta muito comum nas empresas. Isso porque, ninguém mais deseja receber um folder que apenas diga que a empresa é boa, por exemplo, e sim um em que existam informações o suficiente mostrando a argumentação para isso. Há quem acredite que o marketing de conteúdo é, inclusive, a parte mais importante do processo de venda, porque é a partir dele que serão gerados os primeiros contatos entre a empresa e o cliente.

O marketing de conteúdo está interligado em diversas etapas e depois de coloca-las em ação, só então será possível conseguir clientes a partir disso. Muitos se questionam sobre utilizar apenas algumas das etapas no processo, porém não seria o recomendado, uma vez que, quando se fala em vendas hoje, não se pode mais pensar apenas naquele momento, mas também nas próximas possibilidades de concretizar negócios com a mesma pessoa.

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Leia também: Marketing de conteúdo e as suas vantagens

Quais são as melhores estratégias de venda? Como usar o marketing de conteúdo?

Com relação à forma como usar o marketing de conteúdo, tudo dependerá do que se pretende e como se pretende. Isso porque nenhuma empresa pode iniciar o processo de vendas sem pensar no quão importante é cada etapa e determinar o público alvo e a forma de divulgação em um primeiro momento. Se este público não for selecionado, a campanha será criada sem base em uma linguagem adequada ou nos itens que são realmente relevantes para efetivação das vendas depois desta estratégia.

Depois de elaborado um planejamento prévio com os detalhes mais importantes, é necessário utilizar o perfil criado de seu público alvo, para conseguir estruturar a campanha: como ela será? Contará com que recursos? Será em forma de texto ou vídeo? Assim que estas perguntas forem respondidas pelo profissional da empresa responsável pelo marketing de conteúdo da instituição, as publicidades são elaboradas. É importante lembrar que saber como usar o marketing de conteúdo e onde inseri-lo são itens básicos e que se não forem seguido a risca, não terão resultados.

Propagações online

As propagações online têm feito muito sucesso. É possível, por exemplo, criar um canal de vídeos e neste espaço postar os comerciais de sua empresa ou ainda, elaborar um site profissional em que suas vendas possam ser concretizadas. Quem prefere não investir tato no marketing de conteúdo, pode utilizar redes sociais gratuitas, como Facebook e Instagram, para que nelas, possa divulgar suas campanhas. Isso porque ao se utilizar o marketing de conteúdo, uma instituição que até então era desconhecida, passa a ter informações lidas ou assistidas por diversos internautas e é a partir disso, que conquistará ou não, seu novo público ou continuará chamando atenção de sua clientela fixa.

O que uma empresa não pode é parar no tempo e acreditar que vendendo para as cinco pessoas que conhecem a loja já está bom. É necessário que se entenda todo o processo para que se consigam resultados que possam ser utilizados em diversos setores e não apenas, naquele determinado momento.

Existe apenas um recurso que engloba o marketing de conteúdo?

Se o recurso escolhido for o digital, é possível inserir nas páginas de conteúdo, leads, ícones através dos quais as pessoas clicarão e preencherão um formulário. Mas por que elas vão clicar em um lead? As empresas, para fazer com que a leitura do marketing de conteúdo leve ao processo de vendas, inserem em meios aos sites estas possibilidades para que se o cliente quiser, obtenha mais informações sobre os produtos ou conteúdo que está pesquisando. Normalmente são usados promoções, descontos ou sorteios como chamariz para que este preenchimento realmente aconteça. Só então são enviados a empresas estes dados do cliente, inclusive seu contato telefônico e de e-mail, para que a instituição passe a encaminhar o material solicitado.

Assim, o contato passará a acontecer de forma mais efetiva, pois o marketing de conteúdo possibilitou um contato mais específico apenas com uma parte das pessoas que fizeram a sua utilização, aquelas que se mostraram mais interessadas em prosseguir com a compra do produto.

Mesmo que este processo que envolve estratégias baseadas em como usar o marketing de conteúdo, não seja online e sim presencial, é necessário estabelecer uma forma de fazer com que, não necessariamente neste momento, mas em breve, aconteça o contato entre o cliente e a empresa. Imagina-se que a estratégia de marketing de conteúdo será a criação e a distribuição de folhetos, por exemplo.

 

Folders

Além dos itens adicionados à campanha serem obrigatoriamente chamativos e inteligentes, é necessário que se criem maneiras de fazer este cliente com potencial de compra que receber o panfleto, procurar saber mais sobre determinado produto e para isto, entre em contato com aquela empresa.
Umas das estratégias para isto é utilizando o folder para oferecer promoções, assim o cliente perceberá naquele produto, uma possibilidade melhor do que a sua concorrência já oferece, fazendo com que assim, as pessoas passem a lembrar da empresa quando precisarem deste produto ou mesmo que não estejam precisando, procurem neste momento para aproveitar a promoção.

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