Como analisar os dados do Google Analytics corretamente?

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Na área de marketing digital, muitas são as opções de estratégias e técnicas que podem ser utilizadas, visando atrair leads e impulsionar vendas. Em nossos artigos, já falamos de SEO, canal no Youtube, e-mails marketing, entre outras. Mais uma cisa que muitos deixam de lado é como analisar os dados do Google Analytics corretamente!

Entretanto, hoje, o nosso assunto será a análise métricas no digital. Essa etapa é indispensável, afinal não basta investir em comunicação via internet. É necessário verificar se nossas escolhas têm alcançado ou não os resultados esperados.

Um dos métodos mais efetivos, na hora de analisar as ações de marketing e o seu retorno é a forma de como vamos analisar os dados do Google Analytics. Ao longo deste texto, será explicado como ele funciona e como utilizá-lo corretamente em benefício da sua marca.

 

Características principais do Google Analytics

 

Assim como a conta de e-mail, o cadastro no Google Analytics pode ser feito de maneira gratuita. Existe também a opção Premium, mas boa parte das empresas conseguem analisar relatórios com sucesso, somente utilizando a versão básica.

No caso de quem se dedica a trabalhar cuidando do marketing digital de diversos sites e blogs, é possível utilizar o mesmo login para agregar todos eles e gerar relatórios individuais.

É importante porém, se atentar ao fato de que, no caso do desligamento das atividades de uma empresas, é necessário desligar sua conta do Google do nome dela.

Sendo assim, no caso de quem atua como social media em grandes organizações, o interessante é criar uma conta para cada marca.

Dicas para configurar o Google Analytics corretamente

 

Além dos itens citados acima, não são poucos os indivíduos que encontraram falhas no momento de analisar dados de seu site. Isso não acontece porque o Analytics estava errado, e sim porque não foi configurado de forma adequada.

A ferramenta do Google Analytics depende cdessas configurações básicas, para oferecer relatórios corretos aos gestores de marketing digital.

Deve-se prestar atenção na hora do preenchimento de alguns campos, para facilitar o trabalho de identificação. Nome da conta, do site e sua URL são os principais.

Outro ponto importante é se atentar ao Fuso Horário. Ao analisar os dados de uma campanha de marketing digital, faz toda a diferença saber em qual horário sua página recebe mais acessos, para programar e otimizar as próximas atualizações.

 

como analisar os dados do google analytics

 

Uma das características diferenciadas do Google Analytics, é que seus especialistas avaliam seus dados. Para que isso ocorra, é necessário ajustar corretamente o compartilhamento de dados da sua página.

 

Importante: Insira o Código de Acompanhamento em todas as páginas

Pequenos empreendedores que estão começando têm chances errar neste item, que deve ser posto em prática por quem já possui alguma afinidade com a ferramenta. Para as campanhas de marketing digital, isso é fundamental!

Esse código é gerado automaticamente pelo Analytics, e deve ser inserido no HTML, antes do fechamento da tag </head>, em toda as páginas do site. Assim, é possível captar todos os dados necessários na hora de fazer corretamente a análise.

 

Como analisar corretamente os dados do Google Analytics

Para que você possa analisar corretamente os dados do Google Analytics traga os efeitos esperados ao seu site ou blog, é fundamental aprender a interpretar os seus dados da maneira certa. Também é importante não dar atenção às chamadas métricas de vaidade, que são aqueles números de visitas e curtidas, responsáveis por inflar os números dos seus relatórios, mas que não trazem lucro nenhum ao negócio.

Confira agora algumas dicas

 

Metas bem estabelecidas:

Apesar de um passo fundamental, muitos empreendedores pecam justamente por não ter claro em mente onde desejam chegar com seu site ou blog.

O próprio Google Analytics possui uma ferramentas, chamadas de goals, que ajuda a delinear metas para cada conteúdo atualizado dentro da sua página. Essas metas são subdivididas nas seguintes categorias:

Destino:

Quando um link previamente definido é acessado por um usuário;

Duração

Bastante efetiva para saber quanto a pessoa ficou em uma página do site, se ela leu um artigo ou viu um vídeo até o final;

Telas por sessão

Ideal para quem quer engajar seu público com blogs e conteúdos, pois averigua se o usuário passou por vários deles durante uma visita;

Evento

Quando algo relevante ocorre dentro do site, como um o usuário clicar em um call-to-action, preencher um formulário de compra, baixar um e-book, etc.

 

Diferencie visitas de visitantes

Essas métricas parecem a mesma coisa, mas definitivamente não o são. Um pessoa pode voltar ao seu site duas ou mais vezes ao mesmo dia, por exemplo.

Portanto, se seu objetivo é aumentar o tráfego do seu site, esteja atento para qualificar as visitas de pessoas diferentes que ele tem recebido.

Com o Google Analytics é possível ainda eliminar o tráfego interno, no caso de grandes empresas, nas quais a equipe de funcionários visita constantemente seu site. Basta cadastrar o IP fixo da rede interna, para que ele seja excluído dos relatórios de análise.

 

Interprete as taxas de Rejeição (Bounce Rate) e Saída

Taxa de Rejeição é o número de vezes que em apenas uma página do seu site foi visitada, e o usurário não permaneceu nele.

Ela não deve ser interpretada de maneira bruta. É possível que uma pessoa tenha acessado apenas um conteúdo de seu interesse, em momento específico, e abandonado o site na sequência.

O importante aqui é utilizar sempre um layout adequado e links internos, que levem o usuário de um conteúdo para o outro com facilidade, reduzindo essa taxa futuramente.

A de Taxa de Saída deve ser analisada individualmente. Mostra quando o usuário passou por outras páginas, e resolveu deixar o site. Quando um link em específico tem essa taxa elevada, talvez seja hora de atualizá-lo e averiguar em que o seu conteúdo pode ser melhorado.

 

Novas Visitas e Origem de Tráfego

A porcentagem de Novas Visitas é interessante para mostrar se o seu site retém visitas, ou se atrai pessoas que acabam não retornando mais tarde.

A Origem de Tráfego mostra se os usuários estão chegando ao site de maneira direta, orgânica, paga etc. É ideal para avaliar a efetividade das campanhas feitas em redes sociais, links patrocinados e programas de afiliados.

 

O Google Analytics dispõe ainda de outras soluções, inclusive para aplicativos. Todas elas podem ser configuradas e analisadas, de acordo com as necessidades específicas de cada empreendedor ou gestor em marketing.

 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!

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