Agência de marketing, o que avaliar ao contratar?

0

Muitas pessoas ou empresas resolvem contratar uma Agência de marketing. Buscam com isso, facilitar os serviços, que normalmente não são poucos. Em alguns casos, além do objetivo da facilitação de tarefas, contratam por outro motivo. Querem contar com profissionais qualificados para propagar a imagem da empresa. Uma agência de marketing pode, por exemplo, oferecer ao seu cliente e a possibilidade de estratégias diferentes de propaganda ou ainda, auxiliar com relação às mídias digitais.
Essa contratação depende única e exclusivamente dos objetivos da empresa. Se o objetivo for apenas criar um slogan, um profissional da agência de marketing será suficiente.

 

agencia-de-marketing

Leia também: Dicionário do Marketing Digital: Termos mais usados

O que se precisa saber com relação a contratar uma Agência de marketing

Apesar da agência de marketing ser muito positiva em um processo empresarial, se ela não for bem escolhida, pode trazer problemas.

Isso porque, é necessário que se perceba, em um primeiro momento, o conhecimento e a experiência que cada profissional da instituição tem. Para isso, deve-se solicitar trabalhos anteriores que a empresa já tenha feito. Isso porque, normalmente o valor cobrado para este tipo de serviço não é barato. Para que gere um resultado final positivo com relação ao custo benefício, é necessário que o trabalho seja bem feito.

Competência é fundamental!

Até porque, a Agência de marketing algumas vezes trabalha com determinadas especialidades e é preciso consulta-las antes de fechar negócio. Imagine que você precisa de um comercial para um canal de televisão famoso e pagou caro por isso. Então, a empresa te procura com o comercial pronto, mas afirma que não conseguiu nenhum contato para que ele fosse ao ar. Neste caso, um dos acordos foi descumprido, já que a Agência de marketing se comprometeu a fazer a divulgação. Porém, nesse meio tempo já se passaram dias e o seu intuito acaba não sendo concretizado.

Busca por referências

Uma característica importante com relação à Agência de marketing se encontra justamente nas referências que ela tem, assim, o causo anterior não terá chances de ocorrer. Quando a empresa trabalha com o marketing de instituições famosas, por exemplo, existem referências e provas de que o trabalho dela é bom, já que inclusive estas a contratam. Porém, é necessário tomar cuidado com a comprovação desta informação, uma vez que de nada adianta a empresa dizer que faz a publicidade de uma grande marca, se isto não for comprovado.

Como saber se ela fará o serviço como combinado?

A Agência de marketing precisa provar que sabe negociar. Isso porque, de nada adianta ela aceitar fazer o marketing de sua empresa sem nem ao menos conhecê-la ou fazer questionamentos sobre. Fica claro que, se uma instituição busca uma forma a mais para propagar sua marca através de uma agência de marketing é porque ou precisa de clientes.  Ou então, quer alcançar um número de vendas ainda maior. Ninguém procura novas estratégias de marketing se as velhas estão gerando resultados.

Ouvir é fundamental!

Portanto, é preciso que se perceba que a Agência de marketing precisa ouvir seu cliente, entender o que ele precisa e então elaborar a melhor forma para resolver este problema. Então, após a escolha feita, é importante que se combine como vai acontecer o pagamento pelo trabalho. Se for feito apenas após a finalização do produto, melhor, assim você pode observar se está de acordo com o combinado ou não e se não estiver, pedir alterações.

Como trabalha uma agência de marketing

Normalmente uma Agência de marketing trabalha da seguinte forma. Coleta as informações com seu cliente e produz os materiais. Então chama seu cliente para verificar se está de acordo com o que ele esperava. Só então a arte é finalizada, com impressão, postagem ou o que for necessário.
É necessário que a empresa fiscalize se as estratégias da Agência de marketing estão ou não surtindo efeito, já que, se não estiverem é preciso pedir alterações.

Algumas delas ainda trabalham com o marketing tradicional, o conhecido outbound marketing. Enquanto outras já utilizam o marketing atual, inbound marketing. Porém, por um ser atual e o outro tradicional, não significa que um seja melhor ou pior do que o outro. Tudo depende das necessidades da empresa naquele momento.

Tem mais alguma dúvida sobre a contratação de uma agência de marketing? Entre em contato conosco!

[contact-form-7 id=”98″ title=”Formulário de contato 1″]

Leave A Reply

Your email address will not be published.