Os 6 principais cuidados para um bom SEO

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O principal objetivo de um e-commerce é converter. Pode até parecer óbvio, mas para isso, os seus consumidores precisam chegar até o seu site. O que não é tão óbvio assim. Afinal, existem vários outros concorrentes vendendo a mesma coisa que você e principalmente, lutando pela mesma vitrine: O Google.

Mesmo se você não for muito ligado ao universo da comunicação e das agências digitais, com certeza sabe que SEO significa “Search Engine Optimization” (mecanismo de otimização de pesquisa). Mas Você sabe como alcançar uma boa posição? Preparamos uma lista com os 6 principais cuidados para construir uma estratégia de SEO.

 

1 – Palavras chave:

A Estratégia de SEO sempre começa na pesquisa por palavras chave. São elas que levarão o seu consumidor até a sua página e que tornaram o seu Link, encontrável no sistema de busca do Google.

 

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Nessa fase, é importante ter o seu funil de vendas sempre em mente, buscando palavras que conversem com o seu consumidor independente do nível em que ele se encontra.  O seu site deve atrair tráfego de todas as etapas da jornada de compra. Ou seja, serem tanto Head Tail (topo do funil), tanto Long Tail (fundo do funil).

Os termos Head tail, são mais genéricos como, por exemplo, “calça” e costumam gerar um tráfego maior. Mas por ser o início da jornada de compra, não geram tanta conversão como os Long Tail.

Os termos fundo de funil, como “calças amaro por 50% de desconto” atraem um comprador mais decidido e mesmo gerando um tráfego menor, tem mais chance de acabarem em vendas.Porque esse usuário já está mais decidido a comprar.

A estratégia utilizada, criada por você ou até por uma agência de marketing digital (se precisar de uma solução mais completa), deve ter termos dos dois tipos.

2 – Título das páginas e Heading tags

Depois de definir as suas palavras chave, é preciso inseri-las de maneira inteligente nas suas páginas. Assim, o Google vai compreender o seu principal assunto.

O titulo é o principal fator do “SEO On Page”, por isso garante que suas palavras chave apareçam nele. Esse ponto é essencial para uma boa posição no algoritmo de busca.

As Heading tags (tags <h1>, <h2>, <h3>…) São classificações no código que determinaram a hierarquia entre os títulos  e intertítulos de uma página.

 

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O h1 é titulo de maior destaque, ele provavelmente é o mesmo que você já utilizou como oficial daquela página, enquanto os outros títulos vão destacar palavras chave relacionadas e tópicos da sua página. Além disso, elas otimizam a leitura e garantem uma posição melhor no search console.

Como por exemplo, a estrutura desse texto:

  • h1 = “Os 6 principais cuidados para um bom SEO” (o título principal)
  • h2 = Significado do SEO (informação destacada da introdução)
  • h3 = Títulos das páginas e Heading Tags (tópicos a serem trabalhados)
  • h4 = Exemplos (Abaixo na hierarquia, estão os exemplos, que estão dentro dos tópicos)

3 – Descrição dos produtos

Outro lugar da sua página que não pode faltar as suas palavras chave é na descrição dos produtos. É natural usá-las até para o consumidor conseguir identificar o produto que ele está procurando. Mas elas são utilizadas nessa posição principalmente, pois aumenta a chance desse produto aparecer nas buscas.

A chave para um bom SEO é criar textos originais e interessantes, mas com um bom posicionamento estratégico. Existem agências de e-commerce especializadas em otimização, caso precise de auxilio externo para atingir o seu objetivo.

 

4 – Imagens

As imagens, além de melhorarem a redibilidade da página, podem gerar um bom tráfego para a sua página. Mas garanta que elas estejam com as tags corretas.  Aqui tem um conteúdo completo sobre imagens SEO (https://marketingdeconteudo.com/alt-text/).

5 – Meta Description

As metas Description são o texto que acompanham o titulo da página no search console. Elas podem ser utilizadas como pequenos anúncios para a sua página, explorando as categorias e os produtos que você anuncia.

Além disso, lembre-se de usar suas palavras chave para otimizar sua posição nas buscas. Ela aparece em negrito quando aparecer como resultado para um buscador.

 

6 – Linkagem interna

A linkagem interna é utilizada como uma hierarquização das páginas. Onde, uma pagina importante, transfere a importância para as menos acessadas dentro do seu site. Assim, o Google entende que essas páginas menores também são relevantes.

Um exemplo disso, é quando um link para produto é inserido na “head Page”, por exemplo, na seção de mais vendidos ou em promoção.

Esse é um processo essencial e muito critico para alcançar uma otimização positiva. Às vezes, é mais vantajoso procurar um profissional especializado ou uma agência de marketing digital para cuidar dessa parte. Pois quanto mais links ela receber, mais importante será nos resultados.

 

Esses são os principais fatores para atingir um bom SEO, sempre leve em consideração a experiência do usuário no seu site, hoje o Google já consegue identificar os sites mais estruturados. Então procure sempre apresentar um layout interessante, uma navegação rápida e eficaz e um conteúdo de qualidade.

O consumidor é inteligente e não gosta de ser lubridiado. Ofereça o que as suas palavras chave e títulos vendem, esse é o principal fator para gerar conversão e principalmente, não lute contra o google, junte se a ele.

 

 

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