Inbound marketing, o que é e como utilizá-lo em sua empresa

O inbound marketing é o chamado novo marketing e consiste em trabalhar com estratégia de fidelização dos consumidores para que eles se tornem ativos da empresa. A nomenclatura de novo marketing se refere ao fato de fazer uma contraposição ao chamado velho marketing que consiste em apenas tentar empurrar os produtos/serviços para o seu consumidor.

A ideia do inbound marketing é que as pessoas do interesse da empresa possam estabelecer um diálogo com a mesma e assim se manter próximas a ela. Uma das bases desse chamado novo marketing é a produção de conteúdo com qualidade para estabelecer laços com o consumidor. Saiba agora como utilizar as estratégias do novo marketing para os seus clientes.

O que é e como usar estratégias de inbound marketing

  • O que é inbound marketing?

Trata-se de um compilado de estratégias de marketing que visa atrair a atenção do público-alvo para que ele se mantenha interessado. Não se procura apenas vender por vender e sim estabelecer uma relação de diálogo. O mais importante para esse tipo de marketing é que a sua empresa possa ser encontrada em diferentes meios digitais.

 

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  • Produção de conteúdo

A principal estratégia do inbound marketing é a produção de conteúdo para fidelizar os clientes através da criação de interesse. Esta é uma ferramenta mais conhecida como marketing de conteúdo!

O principal objetivo é atrair a atenção do seu público-alvo de tal forma que ele entenda a sua empresa como a melhor do seu setor. Porém, vale a pena dizer que nesse caso é essencial prezar pela qualidade. Lembre-se que um conteúdo que não satisfizer as necessidades do seu público não irá manter a atenção dele por muito tempo e pode ser que procure o seu concorrente.

  • Estratégias de mídias sociais

Para obter sucesso diante do seu público de interesse é necessário que sejam adotadas algumas estratégias de mídias sociais, pois de nada adianta produzir um conteúdo de qualidade se ele não chegará ao seu alvo, não é mesmo? Usar softwares de monitoramento de visitas as suas páginas é essencial para saber quem e porque está visitando a sua página. Determinar quem está sendo atingido pelo seu conteúdo é interessante para saber se o público que você determinou como alvo é o certo ou se tem algum outro público que ainda não tinha sido visado.

  • SEO

O uso de palavras-chave e outras estratégias de otimização de páginas é essencial para quem deseja colocar o seu conteúdo em primeiro lugar nas buscas dos principais sites como o Google, por exemplo. Usar técnicas de SEO faz toda a diferença para quem deseja alcançar os primeiros lugares nas buscas e também quer posicionar o seu conteúdo corretamente para o seu público de interesse.

Conhecendo as etapas do inbound marketing

Para entender o funcionamento e aplicação do inbound marketing conheça a sua metodologia em etapas:

– Primeira etapa – Prospecção

Nessa fase é necessário trabalhar com a ideia de atração do público-alvo de seu interesse. Observe que nessa fase se busca chamar a atenção de uma grande variedade de pessoas sem ter a certeza de que se tornarão clientes fidelizados.

– Segunda etapa – Conversão

Esse é o momento em que se tentará transformar os visitantes eventuais em leads, isto é, em consumidores fiéis. Criar mecanismos de coleta de dados como formulários com e-mails e dados pessoais é essencial para conseguir estabelecer algum tipo de contato mais íntimo.

– Terceira etapa – Transformação de lead em cliente

É a fase em que o lead que é apenas um interessado será convertido em cliente efetivamente. Isso quer dizer que a sua empresa deve empregar estratégias em que o lead se sinta realmente conquistado a fechar negócio. Pode ser o estabelecimento de uma promoção ou alguma ação realizada através de automação de marketing.

– Quarta etapa – Fidelização

Essa etapa é o que diferencia essencialmente o inbound marketing do antigo marketing, pois demonstra que é importante fazer com que o cliente se sinta encantado de tal maneira que volte a realizar novas compras. Encantar o seu cliente faz toda a diferença no que diz respeito ao sucesso da sua empresa.

Use as ferramentas do marketing digital

Hoje em dia quem não está online não é lembrado e isso vale também para quem tem sua atuação essencialmente em lojas físicas. Então conheça mais das ferramentas digitais e comece a usá-las em seu dia a dia.

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