Estratégia de comunicação, sua marca tem uma?

A comunicação é sem dúvida uma das principais ferramentas de empresas que desejam alcançar o sucesso. Por essa razão, é essencial ter uma estratégica de comunicação bem elaborada e de acordo com a realidade do seu negócio. De uma maneira muito simples, todas as maneiras que a empresa se utiliza para expor os seus produtos e serviços é importante. Para isso, é importante que tenham como objetivo conquistar novos clientes pode ser chamada de estratégia de comunicação.

Toda empresa precisa ter a sua própria estratégia de comunicação, pensada especialmente para atender a realidade de cada companhia. Visto que esse conjunto de ações devem trabalhar em busca de um único objetivo, implementar ações que contribuam de maneira positiva para o sucesso da empresa.

 

Como criar uma estratégia de comunicação de sucesso

 

Para elaborar uma estratégia de comunicação que seja realmente eficaz para a sua empresa, é necessário seguir algumas etapas essenciais. São elas que vão definir o quanto essa estratégia será vencedora, e ao mesmo tempo atenda as necessidades da sua empresa. Os principais passos são:

  1. Diagnóstico

É muito importante que a estratégia de comunicação seja pensada em cima de um diagnóstico prévio. Para isso é fundamental analisar tudo o que pode interferir na sua empresa, sejam os fatores externos como os internos. Isso vale para estrutura da empresa, o mercado que ela está inserida, o perfil dos seus clientes, concorrência, produtos, distribuição, vendas, publicidade, etc.

  1. Definição dos alvos a serem atingidos

Essa é considerada uma das etapas mais importantes na hora de estabelecer as estratégias de marketing. Nesse momento é necessário levar em consideração os clientes em potencial, os iniciadores, e também os influenciadores. Também é fundamental definir a segmentação, junto com a dimensão dos alvos e metas a serem atingidas. Sendo que para isso é necessário levar em consideração fatores como os sociais, demográficos, econômicos, estilos de vida, entre outros. Um fator interessante é o SEO para marketing digital. Ele trás inúmeras possibilidades para sua marca!

  1. Estabeleça muito bem as suas metas e objetivos

É através da análise dessas metas que o empreendedor saberá se as suas estratégias estão dando o resultado desejado, ou não. Sendo que esses objetivos precisam ser coerentes com o objetivo da companhia como um todo. A estratégia de comunicação é mais uma ferramenta para fazer com que a empresa cresça, e por essa razão precisa seguir uma certa linha de atuação.

 

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  1. Saiba quais ferramentas poderão ser usadas

Dentro da estratégia de marketing existem diversas ferramentas que poderão ser utilizadas, e isso vai depender do orçamento que a empresa dispõe. Além disso, seus objetivos de uma maneira geral também precisam ser levadas em conta.

As principais delas são: publicidade ou assessoria de comunicação, marketing direto, patrocínio, merchandising, promoção, relações públicas e forças de vendas. Cada uma dessas etapas acaba desempenhando um papel diferente dentro da empresa, sempre visando o sucesso dos produtos e serviços.

  1. Orçamento

Assim como outras áreas dentro da companhia, a estratégia de comunicação também depende de recursos para ser implantada. Portanto, na hora de escolher as ferramentas necessárias para conseguir fazer com que a empresa tenha sucesso é fundamental saber qual o orçamento total disponível para isso.

 

estratégia de comunicação

 

  1. Invista em uma estratégia criativa e um plano de mídia

Nesse momento é definido qual a mensagem que a empresa deseja divulgar, juntamente com os meios que ela irá utilizar para isso, na maioria das vezes. Nesse momento é necessário o auxílio de uma agência de publicidade ou de comunicação. Mas no caso das pequenas e médias empresas, onde o orçamento é limitado, essas atitudes serão tomadas pelos próprios empresários.

  1. Controle, implemente e avalie as suas ações

Tudo dento da empresa precisa ser analisado, a fim de que se possa mensurar o resultado. Isso nos meios de comunicação é ainda mais fácil, visto que existem diversas maneiras de chegar a esses resultados. É importante lembrar sempre que uma boa estratégia de comunicação permite fazer com que os objetivos serão transformados em ações, que levam a conquista do sucesso.

Porque a minha empresa precisa de uma estratégia de comunicação?

O grande erro de vários novos empreendedores é agir sem antes planejar. Não é à toa que centenas de empresas fecham todos os dias por conta dessa falta de planejamento, e isso também vale para a estratégia de comunicação.

Ao lado de outros meios para tomar decisões, as estratégias de comunicação serve para guiar os empresários a seguirem a direção correta na hora de prospectar clientes e potenciais clientes. Imagine abrir uma loja de brinquedos e ninguém saber que ela existe naquele endereço? Muito provavelmente, o proprietário terá que fechar as portas por não conseguir manter as contas em dia. Sendo que ao investir em uma boa estratégia de comunicação, as pessoas passaram a conhecer aquele endereço, e a loja passará a ser uma outra opção de compra para aquelas pessoas. Aquele público-alvo, e como bem diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.

Aprenda com as grandes marcas

As marcas legendárias e tradicionais já sabem o quanto uma estratégia de comunicação faz bem para a imagem da companhia. Mesmo que você não tenha milhões para investir, é possível colher bons frutos desse empreendimento, podendo se espelhar justamente nessas empresas.

A propaganda acaba por reforçar a narrativa e a maneira como aquela empresa quer se posicionar diante do seu público-alvo. É como se ela funcionasse como um alto-falante gigante, pelo qual as ideias são transmitidas para os interessados, não existe uma fórmula mágica. Tudo precisa ser pensado e medido através de testes diversos.

O ponto em comum que essas grandes companhias possuem é ter uma narrativa que seja própria. Elas acabaram conquistando o imaginário das pessoas. Por exemplo, ao pensar em Nike, o slogan jus do it é associado automaticamente. Isso é o poder de uma estratégia de comunicação bem pensada e traçada. Além dela, é possível citar outras marcas importantes, mesmo que a sua empresa ainda não tenha atingido o nível global.

Dentro do nicho em que ela atua é perfeitamente possível criar medidas que levem ao sucesso da companhia, e sem dúvida ao seu crescimento, bastando apenas possuir as ferramentas certas.

 

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