Entenda o que é marketing de emboscada

Entender o que é marketing de emboscada ou por emboscada é importante para evitar cometer ações que são consideradas erradas e sem ética. Saber os limites do uso de marcas de eventos para divulgação de empresas é essencial para não ser enquadrado em nenhuma lei e nem mesmo para perder a confiança dos seus clientes.

O nome emboscada se refere a ideia de usar uma associação indevida de uma empresa com a marca de um evento esportivo, musical, cultural entre outros. É importante observar que em geral esse tipo de evento possui os patrocinadores oficiais que são aqueles que têm o direito de usar a logo, identidade visual, fazer campanhas entre outras ações de marketing relacionadas ao evento oficial. Já no caso de quem faz marketing de emboscada esse uso se dá sem que haja o patrocínio efetivo. Ele é quase que o oposto do marketing de guerrilha!

Afinal o que é marketing de emboscada e como evita-lo?

  • Definição de marketing de emboscada

Basicamente marketing de emboscada se configura em fazer uso da imagem de um evento esportivo, cultural, musical, social, indevidamente. Isso, sem que haja um contrato de patrocínio.

Nesses casos o público é levado a acreditar que a empresa que está usando o evento em suas campanhas de marketing. As pessoas acreditam, que há algum vínculo com o mesmo.

Além de ser algo feito em grande parte dos casos por má fé, também é contra a lei.

Abaixo separamos alguns exemplos de marketing de emboscada direto e indireto, assim você pode estabelece estratégias para evita-lo.

Marketing de Emboscada Direto

  • Marketing de Emboscada Predatória

Criar campanhas de marketing em que esteja estabelecida uma relação entre o evento e a marca sem que a última seja uma patrocinadora oficial. Nesse caso a empresa tem plena ciência de que não é patrocinadora, mas ainda assim insiste em associar a sua imagem ao acontecimento.

 

marketing de emboscada

 

  • Marketing de Emboscada de Grau

É possível que mesmo aquelas empresas que detém uma cota de patrocínio de um evento, acabem cometendo erros. Estes, podem ser enquadrados como marketing de emboscada.

Essa ação pode ser considerada a partir do uso indevido da imagem do evento, por exemplo. Pode ser que a cota adquirida permita apenas usar um banner em seu site e usar a logo em alguns materiais.

No entanto, a empresa em questão faz uma grande variedade de materiais e de usos da marca do evento sem a devida autorização. Desta forma, levando o público a acreditar que houve uma contribuição muito maior.

Marketing de Emboscada Indireto

  • Marketing de Emboscada por Associação

Consiste em adicionar a logo ou a identidade visual de um determinado evento numa campanha da empresa.  Fazendo assim, com que o público acredite que se trata de um patrocinador.

Cria-se uma associação entre a empresa e o evento. Esta na verdade, não existe, porque não foi adquirida nenhuma cota de patrocínio.

  • Marketing de Emboscada por Distração ou Intrusão

Uma tática em que uma empresa coloca anúncios nas redondezas do local de um evento. Com isso, o público passa acreditar que essa marca é uma das patrocinadoras quando na verdade não é. Pode parecer uma estratégia de marketing inocente, mas pode ser enquadrada na legislação então cuidado.

  • Marketing de Emboscada de Insurgência

Nesse caso se cria uma propriedade paralela do evento, podem ser usados carros de som, blitz ou mesmo um posto antes do evento em que determinada empresa realiza uma ação que faz com que o público acredite que faz parte do evento principal. Criar qualquer tipo evento ou acontecimento perto do evento principal acarreta nessa relação de propriedade paralela.

  • Marketing de Emboscada Incidental

Quando uma marca que não é patrocinadora de um evento acaba aparecendo relacionada a ela mesmo que incidentalmente. Por exemplo, num jogo de futebol as chuteiras dos jogadores podem se destacar com uma marca que não é a patrocinadora oficial do evento.

  • Ações ilegais

Sabemos que comprar uma cota de patrocínio de grandes eventos não é fácil em termos de custos. Porém, não vale a pena procurar faze uso desleal do mesmo para alavancar a sua empresa. Existem leis que protegem aqueles que pagaram pela cota de patrocínio e dessa forma pode acontecer de a sua empresa acabar sendo enquadrada.

Tenha atenção

É importante saber o que é marketing de emboscada para evitar cair nele e prejudicar a imagem da sua empresa a longo prazo.

 

 

1 Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *