Conheça a Meetup – a Rede social dos empreendedores

A sua paixão pelo empreendedorismo é antiga e já dava sinais ainda mesmo na adolescência, naqueles momentos em que era preciso organizar a turma para uma festinha social, uma excursão. Depois veio a faculdade, a necessidade de ganhar dinheiro rapidamente, os compromissos financeiros e você meio que foi deixando o empreendedorismo de lado, guardadinho na última gaveta do armário do escritório com um papel velho, para aquele momento da vida em que – de repente – surgisse uma ideia fenomenal, um inside do além, uma hora mais adequada.

Mas essa hora nunca chega e você, a cada dia que passa, se vê montando o próprio negócio, abrindo o próprio empreendimento, em uma portinha pequena talvez ou ainda em uma startup na internet.

Em meio a tantos pensamentos, você gostaria mesmo era de encontrar gente igual a você, futuros e prováveis empreendedores, gente com ideias novas de fazer coisas antigas de maneira diferente, pessoas que também gostam de empreender. Isto porque, ao conversar com outras pessoas iguais a você, com o mesmo desejo de empreender, talvez você conseguisse vislumbrar uma luz no final do túnel. Porém, onde, afinal encontrar essas pessoas? Será mesmo que existem?

Em cursos de empreendedorismo, você já tentou; mas nada diferenciado surgiu porque são cursos muito específicos. E, depois de um tempo, os colegas de cursos simplesmente vão cuidar das próprias vidas, se afastam, é assim com todo mundo.

Mas, e se você pudesse falar com pessoas que gostam de empreender ou já começaram a produção das próprias startups, sem nem mesmo precisar sair de casa, daí da tela do seu computador ou mesmo usando o seu aparelho de telefone celular? Se existisse uma maneira de agregar milhares de pessoas, dos mais variados locais, ao mesmo tempo, com um único objetivo, o de empreender? Seria algo simplesmente mágico né. E solucionaria, de vez, a sua necessidade de trocar ideias com gente igual a você. Gostou? Achou impossível?

 

A mágica de encontrar pessoas com interesses iguais aos seus

 

Pois saiba você que esta mágica já existe e se chama Meetup, que nada mais é do que uma rede social, com sede física nos Estados Unidos, que desenvolveu os mais diversos aplicativos específicos compatíveis até para muitos aparelhos celulares, afim de unir pessoas com objetivos igualmente específicos. No caso do empreendedorismo, com a Meetup, é possível juntar milhares de pessoas do mundo inteiro justamente com o objetivo de empreender, de melhorar os próprios negócios, de trocar ideias, de sugerir novidades. Então, se você gosta de empreendedorismo, conheça a Meetup – a rede social dos empreendedores.

Com a Meetup é possível encontrar e se reunir (online) com pessoas de diversas partes do mundo para as mais variadas finalidades. Pois a missão da Meetup é a de que juntas, as pessoas fazem as coisas de que mais gostam, ou de que mais necessitam, ou precisam, de maneira melhor. E isto serve – de acordo com esta rede social – para toda e qualquer atividade. Quem gosta, por exemplo, de cuidar de animais, se cadastra na Meetup e poderá encontrar pessoas que também gostam de cuidar de animais, acompanhar leis nacionais e internacionais de proteção aos animais, encontrar vídeos engraçados de animais em momentos de descontração, sugerir maneiras de melhor proteger animais maltratados, saber como se denuncia maus tratos com animais, verificar aconselhamento veterinário para os animais, entre outras funções e orientações.

 

Porque importante mesmo é o que você gosta de fazer

 

Para aqueles que gostam da prática da corrida também há, na Meetup, um aplicativo específico para juntar corredores de todo o mundo, sejam estes competidores em categoria profissional ou mesmo amadores. Lá, neste aplicativo, quem é corredor ou pretende aderir à prática ou mesmo gosta de acompanhar as notícias do mundo da corrida nos quatro cantos do planeta, conseguirá ficar muito bem informado e atualizado e fazer contatos com outros corredores. Dicas, por exemplo, de onde estão ocorrendo competições, pessoas que são iniciantes e estão insegurança ou orientações acerca de como começar a correr são algumas das possibilidades de informação de você – que gosta de corrida – encontrar no aplicativo específico para corrida da Meetup.

 

Leia também: marketing digital para empreendedores

 

Inicialmente, a Meetup surgiu para organizar reuniões executivas em grandes grupos. Mas, a ideia deu tão certo, que migrou aos poucos para outras áreas e serviços. Funciona hoje da seguinte maneira: quem é usuário, ou quer participar, digita a cidade em que mora e ainda um código postal, um endereço; e o aplicativo começa a procurar gente que mora ali por perto, gente que faz as mesmas coisas que você faz ou quer fazer.

 

meetup

 

Quando você entra no aplicativo, você também escolhe as atividades de que gostaria de participar: grupos de dança, aprender a cozinhar, eventos e dicas literárias, questões da carreira profissional, e por aí vai. Inúmeras são as especificidades do aplicativo. Para quem é membro, o serviço é gratuito. Mas, se você quer se tornar um organizador, criando um grupo específico, é necessário pagar uma taxa, que sai por aproximadamente R$25 reais no plano básico e varia dependendo da taxação do dólar. Nos grupos, é possível realizar as seguintes funções: organizar e programar reuniões, atribuir funções de liderança, monetizar grupos, acompanhar adesões, publicar pesquisas dos grupos, publicar fotografias de eventos destes grupos, entre outros.

Ninguém nasceu para viver só

E como o ser humano realmente não nasceu para ficar sozinho, estar entre pessoas com os mesmos interesses acaba por nos beneficiar de diversas maneiras: fazer amizades, relaxar, conferir dicas e informações, trocar experiências, melhor aproveitar a vida, ver como é realizada uma mesma prática (empreendedorismo, cuidar de animais, corrida, etc) nos mais variados locais do mundo, acompanhar as inovações desta atividades em outras localidades, estar presente – mesmo que online – entre seus companheiros no dia a dia deles e nas práticas deles, e quem sabe até, encontrar um novo amor para a sua vida.

Porque na verdade, o aplicativo e o método (redes sociais na internet que juntam pessoas com interesses afins nas mais diversas partes do mundo) pode até ser inovador, e é, mas o conceito é o mais antigo do planeta, e sempre dá e deu certo. Se baseia na ideia de que o ser humano precisa de companhia, de reciprocidade, de estar entre os seus, de familiaridade, de amizade. É a velha e boa e maravilhosa prática de fazer amigos. Mesmo que estes amigos sejam inicialmente (ou para sempre) virtuais. Porque ninguém por feito para ficar eternamente sozinho.

 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *