Como conseguir trabalho home office no marketing digital?

O trabalho home office tornou-se uma forte tendência de mercado, ao longo dos últimos anos. Conforme uma pesquisa realizada recentemente pela Intel e Dell, no Brasil há muitas pessoas que atuam profissionalmente de maneira remota.

Muitos são os benefícios para quem tem a oportunidade de trocar um escritório pelo seu ambiente de casa. Por exemplo, não há desgaste de perder horas no trânsito, se deslocando para o local de trabalho.

Para quem não trabalha com atendimento de clientes ou via videoconferência, também não há preocupação em utilizar uniformes ou trajes sociais. O home office ainda proporciona um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Também dá a chance de se dedicar mais a tarefas de casa.

 

Como contornar desafios atuando como home office

 

Existem alguns obstáculos para quem quer ter sucesso trabalhando no regime home office. Dois desafios em especial merecem a nossa atenção: a organização do tempo e falta de convívio social.

Um caso clássico, é o do indivíduo empolgado com a possibilidade de não precisar acordar cedo, podendo trabalhar no horário que bem lhe aprouver. Aqui, um fato: isso é somente ilusão.

Estudos compravam que mais que uma obrigação, o hábito de acordar cedo é mais saudável e totalmente aconselhável, inclusive para quem trabalha em casa.

 

Trabalho em casa com marketing digital? Conheça a franquia mais barata do Brasil!

 

Há exceções, mas em geral, pessoas que dormem bem durante à noite, tem uma melhor aproveitamento do ciclo do sono. Também desfrutam de maior disposição para realizar suas tarefas diárias.

Organizar uma rotina de trabalho é fundamental inclusive para profissionais liberais. Isso possibilita não só iniciar suas atividades sempre em um mesmo horário, como encerrá-las antes e poder aproveitar momentos de lazer ao final da tarde e à noite.

Algumas questões sobre o Home Office no marketing digital!

 

A falta de contato com outras pessoas é outro porém, principalmente para quem é da área de comunicação e criação. Não há como se manter produtivo e com um bom repertório criativo sem contato pessoal, em especial no caso de quem vive só ou é a única pessoa da família a atuar como home office.

 

Leia também: os 8 pilares do marketing digital para empreendedores

 

Uma dica válida para esse caso é a de intercalar momentos de trabalho com pontos de lazer ao longo do dia. Sair para almoçar fora ou marcar alguma reunião externa com clientes são algumas opções.

No caso de pequenos empreendedores que estão começando, e tem uma maior predisposição a querer trabalhar até mais tarde, é interessante dar uma pausa por volta das 18h.

 

home-office-no-marketing-digital

 

Esse horário é um bom momento para se dedicar a alguma prática física, esportiva, assistir algum documentário ou série e, claro, se alimentar. Com as baterias recarregadas, por volta das 20h, é possível retomar o home office e dar atenção a ele até a hora de dormir.

 

O trabalho home office no marketing digital

 

Há diversos caminhos para quem quer atuar na área de marketing digital. A modalidade de trabalho home office é uma delas. Pode-se dizer, inclusive, que ambas estão intimamente relacionadas.

O marketing digital visa dar opções aos empreendedores de explorar as ferramentas disponíveis na internet, em benefício de suas marcas. Consiste em um conjunto de atividades que podem ser realizadas de maneira remota.

Com os avanços da tecnologia, o profissional responsável por colocá-las em prática, basta ter um computador com acesso à rede, o que bem pode ser feito por meio do home office.

 

 

O trabalho remoto no marketing digital pode ser uma solução

 

O mercado da comunicação tem crescido muito no Brasil e mundo afora. Como consequência, também há uma maior número de estudantes matriculados em graduações de marketing e publicidade.

Essa conta fecharia com facilidade se não estivéssemos atravessando uma crise político-econômica que tem afetado o nosso e os demais países do planeta. Como há um maior número de profissionais se habilitando na área, também há uma grande concorrência pelas vagas de emprego fixas, em especial as de grandes agências.

O home office pode ser uma porta de entrada no mercado de trabalho, no caso quem deseja adquirir experiência no ambiente online. Pode também ser a solução para os que possuem um bom currículo e desejam agora começar sua própria agência digital, dentro de casa.

Por natureza, as ações de marketing desenvolvidas via internet geram um custo mais acessível para as marcas. O trabalho home office, por sua vez, não gera os grandes gastos que agências de comunicação de grande porte demandam.

Consequentemente, o profissional de marketing digital que atua em home office, tem a possibilidade de montar orçamentos mais competitivos. Esse aspecto é visto como uma vantagem pelas empresas contratante, principalmente pelas de pequeno e médio porte.

 

Relações modernas no ambiente de trabalho

 

Um dos aspectos positivos do home office, é a alternativa de estabelecer relações abertas de trabalho. Isso pode ocorrer tanto no caso de agências de comunicação, como para empresas que optam por contratar profissionais liberais de marketing.

Atuar como freelancer é não só uma opção como uma preferência para inúmeros profissionais qualificados na área de marketing. De igual modo, para agências, em geral, é vantajoso dispor de pessoas que possam suprir demandas sazonais de trabalho.

Poder trabalhar sem ter de cumprir com protocolos, como o famoso cartão-ponto, faz os olhos das gerações mais jovens brilhar. E não por falta de disciplina, mas simplesmente porque elas encaram a vida e o mercado de trabalho de outra forma.

 

 

Dicas para quem quer começar com home office

 

Para quem possui um site ou um blog com um bom tráfego, participar de um programa de afiliados e alugar espaços publicitários, é uma forma de ganhar dinheiro sem sair de casa.

No caso, de quem quer começar a atuar com criação no marketing digital, há várias opções de sites com vagas de freelancer. Neles, é possível encontrar agências, empresas e pessoas físicas oferecendo projetos nas mais diversas áreas. O mais conhecido no Brasil é o https://www.99freelas.com.br/.

E para quem tem ideias inovadoras, acredita em seu potencial e quer oferecer diferenciais ao mercado, há a opção de começar seu próprio negócio.

Há exemplos bem sucedidos de negócios surgidos de mentes inquietas. Trabalhando em casa e se comunicando via internet, muitos encontraram formas de obter lucros com o marketing digital, sem a necessidade de construir uma agência física.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *