10 erros de e-mail marketing que você pode estar cometendo.

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Atualmente vivemos na era digital, ou seja, praticamente todas as pessoas estão conectadas à rede quase que integralmente. Por isso, o mercado online vem se expandindo cada vez mais e tornando-se, assim, mais competitivo. A briga por novos clientes acontece por meio de campanhas de marketing digital, e um exemplo disso é o e-mail marketing. O e-mail marketing tem como grande vantagem a interação com o cliente, criando um relacionamento e comunicação com o seu público. Além disso, o e-mail marketing é ótimo para quem está começando suas atividades online, pois seu custo de execução não é alto, além de ser muito simples de se executar. No entanto, isso faz com que ocorram vários erros de e-mail marketing, o que pode acabar manchando a reputação de sua empresa, além de minar os possíveis resultados de sua campanha.

 

O e-mail marketing

Toda vez que um cliente recebe uma nova mensagem em sua caixa de entrada, ele se lembra de sua empresa, e com isso, você pode ir aprofundando a relação com os clientes. Em um mercado tão disputado como esse, isso pode fazer toda a diferença, pois assim você estará ganhando a confiança de novos clientes. Partindo desse princípio, você pode mensurar seus retornos, analisando suas ações, e trabalhar em cima disso para otimizar suas campanhas.

Além de ser uma maneira rápida e eficaz de se conectar com seu público, o e-mail marketing possibilita a você responder seus clientes com mais rapidez, tendo assim resultados instantâneos. Ao utilizar estas ferramentas, você usufrui de diversos benefícios, como:

  1. Personalização – A mensagem a ser enviada pode ser completamente alterada com todas as informações do cliente;

2. Mensuração – Você pode acompanhar os resultados de suas ações instantaneamente;

3. Interatividade – Seus clientes conseguem interagir com você a hora que quiserem;

4. Proatividade – Em vez de ficar parado esperando interesse espontâneo de clientes, a empresa pode identificar seu público e trabalhar de acordo com o interesse dele;

5. Segmentação – Você tem a possibilidade de segmentar as mensagens, separando por cidade, idade, sexo etc.;

As ações de e-mail marketing, para muitas pessoas, significam apenas o interesse na venda. No entanto, ela possui várias outras vertentes de comunicação, e algumas delas podem não estar relacionadas a vendas. Aliás, podem ajudar no objetivo dos clientes, aplicando-se de outras formas, assim como nos seguintes exemplos:

erros de e-mail marketing

 

Leia mais em: Estratégias de Marketing de Conteúdo, como estabelecer as suas?

 

Formatos de e-mails marketing

Comerciais

Podemos definir este tipo de e-mail marketing como sendo o mais objetivo, onde, na maioria das vezes, é voltado para o comércio online, e quase sempre exibe mensagens claras e objetivas, fazendo com que o cliente saiba logo do que a mensagem se trata.

Você pode usar este tipo de e-mail para fazer com que o público conheça suas ofertas, de uma forma rápida e eficaz. É interessante preparar um layout para este tipo de e-mail, pois assim, o cliente será impactado instantaneamente com sua oferta, prendendo, desta forma, sua atenção ao que foi mostrado.

 

Newsletters

Os Newsletters nada mais são do que e-mails que tem como intuito informar os clientes, com o objetivo de estreitar a relação entre o público e a empresa, criando um relacionamento bom entre ambos. É de extrema importância que neste tipo de e-mail existam conteúdos de qualidade, e que chame a atenção do cliente ao mesmo tempo, procurando fazer com que a pessoa que leu seu conteúdo se sinta interessada em clicar no anúncio e adquirir seu produto.

Transacional ou de serviço

Este tipo de e-mail se difere do comercial devido ao fato de ele não agir de maneira massificada, e sim de se tratar de mensagens exclusivas, que foram elaboradas para cada contato de sua empresa. O e-mail Transicional, muitas vezes é enviado automaticamente, fazendo com que todo o processo de atendimento ao cliente seja feito de maneira mais ágil. Em grande parte das vezes, o e-mail de serviço é usado por sites de comércio online, enviando mensagens de confirmações de ações que o usuário efetuou no site, o que causa uma impressão de segurança e respeito que a loja tem, no que diz respeito a seus clientes.

 

Leia mais em: Comportamento do cliente, um guia completo

 

Erros de e-mail marketing comuns

Partindo de todas essas informações citadas acima, confira a seguir,  os 10 erros de e-mail marketing cometidos frequentemente e que podem manchar sua reputação:

 

Escolha de uma plataforma não adequada

Para que a comunicação entre empresa e cliente seja feita de uma maneira correta, é necessária a utilização de uma plataforma adequada, que envie frequentemente mensagens a seus clientes, garantindo uma taxa de envios decente, e, ao mesmo tempo, envie para uma grande quantidade de destinatários as mensagens.

 

Escrita

É de extrema importância você revisar sua escrita antes do envio. Ao mostrar palavras escritas da maneira errada, ou frases sem sentido, estará causando uma péssima impressão para seu público. Procure ferramentas que façam a revisão de seus e-mails.

 

Cancelar a inscrição

Procure dar ao leitor, a chance de ele não receber mais os e-mail, caso ele queira, e com isso, você irá filtrar seu público, enviando suas mensagens apenas para quem está interessado. Ficar mandando e-mails incansavelmente sem o interesse do cliente pode causar uma má impressão.

erros de e-mail marketing

 

Links

Sempre certifique-se de que os links inseridos por você no e-mail estão funcionando. Sempre disponibilize links de suas redes sociais e seu blog nos e-mails, pois assim, o cliente poderá continuar te acompanhando não apenas pelos e-mails.

 

Formatação

Um dos grandes erros de e-mail marketing cometidos, é não se integrar às circunstâncias. Procure adaptar suas mensagens para as mais diferentes plataformas, de modo que elas fiquem acessíveis tanto em computadores, como em dispositivos mobile.

 

Muita informação

O conteúdo do e-mail deve ser claro e objetivo. Evite escrever muito no conteúdo de seu e-mail, pois assim, é possível que você enjoe o leitor com tanto conteúdo, fazendo-o perder o interesse.

Grande frequência

Procure encontrar uma frequência adequada para efetuar o envio das mensagens, pois caso você envie uma quantidade muito grande de e-mails, você poderá ser marcado como spam.

 

A primeira impressão

Muitas empresas enviam e-mails com nomes complexos ou mesmo termos técnicos. Envie apenas com o nome de sua empresa, sendo claro e direto, e evite mais um dos erros de e-mail marketing.

 

Direto ao ponto

O assunto da mensagem deve ser o mais direto possível, fazendo com que o cliente entenda do que se trata só de bater o olho. Sem tornar repetitivo e, ao mesmo tempo, despertando o interesse do cliente.

 

Aprenda com seus erros

Analise suas ações e veja quais deram certo e quais deram errado, e procure trabalhar para a modificação e correção das suas condutas.

 

Nesse artigo, abordamos informações sobre o e-mail marketing, além de alertar a cerca dos 10 erros de e-mail marketing mais comuns (e que você também pode estar cometendo, mas agora não cometerá mais.) Quer mais informações? Possui dúvidas? Fale com a gente!

 

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